was successfully added to your cart.
LIFE COACHING

Como conquistei minha independência

By janeiro 13, 2017 28 Comments

FELIZ 2017!

Dessa vez quis começar o ano com um post diferente do que vocês estão acostumados. Acho que 2016 foi um ano bem difícil pra todo mundo, especialmente para mim, mas tem algo que aconteceu que me deixou muito feliz. Uma semana depois do meu aniversário, eu sentei no sofá do meu apartamento e comecei a pensar no que a minha vida se tornou em geral… Me perguntei se eu estava feliz, e apesar dos apesares, eu estava.

Quando eu completei vinte e quatro anos, eu havia chegado a um ponto de estabilidade na minha vida que muita gente não entendia. Afinal, eu moro em um país diferente – as leis aqui não me favorecem como as leis do Brasil -, moro longe da minha família – moro sozinha-, pago minhas contas, e se eu tiver algum tipo de problema (o que aconteceu no mês de Dezembro: pneumonia) eu tenho que resolver o problema completamente sozinha. E mesmo assim eu estava feliz e estável. Eu sempre quis compartilhar tudo que escrevi nesse texto com mais gente, não só com meus amigos próximos, então se você puder colocar em prática pelo menos algumas coisas que eu estou prester a compartilhar, já é um passo e tanto e aproveita esse novo ano pra começar uma mudança boa na sua vida.

Um amigo uma vez me disse: você se torna as cinco pessoas mais próximas de você.

Muita gente fala: as pessoas são um reflexo de você, mas eu acredito que você é um reflexo delas.  Você absorve a energia dessa pessoa. Então se mantenha afastado de pessoas que te colocam pra baixo, pessoas com energia ruim, pessoas que tomam atitudes egoístas e impulsivas em relação umas as outras. Cortar pessoas assim da sua vida NÃO TE TORNA UMA PESSOA RUIM, mas inteligente.

_______________

TRABALHE EM SILÊNCIO!

Não só trabalho, mas planos em geral. Se você tiver planejando ir pra Disney com sua melhor amiga, fiquem em silêncio, planejem em silêncio, evitem postar sobre as coisas que você QUER, ou os PLANOS que você está trabalhando. Quanto MENOS pessoas saberem, melhor. Não é questão de INVEJA por parte das outras pessoas, talvez inveja seja 60%, 40% são pessoas que queriam ter a mesma capacidade e oportunidade que você. Todos os projetos que tive os quais abri minha boca antes de começar realizá-los, não aconteceram.

_______________

Faça o que você ama e sinta ORGULHO DISSO.

Maior e mais velho clichê.

Saia da zona de conforto, procure autoconhecimento e tenha PAIXÃO pelo que faz.

_______________

Planilha de gastos mensal.

Só tenho que agradecer minha mãe por ser uma mulher tão forte, inteligente e iluminada. Quando saí de casa, ela me mostrou como ela organizava as finanças da casa dela. Ela tinha uma planilha no Excel e nessa planilha tinha TODOS OS GASTOS ESSENCIAIS: aluguel, gasolina, luz, escola, etc. E TODOS OS GASTOS PESSOAIS: comer fora, roupas, farmácia, etc.

Então ela me explicou como funcionava: TODOS OS GASTOS ESSENCIAIS são aqueles que você precisa pagar todo mês, você PRECISA ter/fazer aquele dinheiro TODO MÊS.

Os GASTOS PESSOAIS são definidos por metas, por exemplo: Eu posso gastar por mês 100 reais em comer fora. Se eu PASSAR dessa meta, vou tirar dinheiro de OUTRA meta: roupas. Então esse mês ao invés de gastar dinheiro com roupas, vou cobrir meus gastos com “comer fora.”

Ou tente se manter na meta, nós fazíamos isso, pedindo o recibo de TUDO que gastávamos e toda sexta feira passávamos para a planilha do mês e atualizávamos.

No final do mês você vai saber quanto você gastou exatamente, o quanto você economizou e o quanto você extrapolou.

DOWNLOAD DA PLANILHA DE GASTOS AQUI!

_______________

POUPANÇA X INVESTIMENTO.

Não importa o emprego que você tiver, a mesada que você ganhar, faça poupança porque você vai precisar dela.

Se você recebe por semana 20 reais de mesada: guarde 5.

Se você recebe um salário mensal de 1.500: guarde 100.

Você escolhe o QUANTO economizar, é claro, não existe porcentagem exata pra isso, mas é essencial que você comece HOJE mesmo e com o tempo aumente o valor.

A diferença entre poupança e investimento é que: quando você investe, o dinheiro não está parado em uma conta bancária, ele está gerando lucros para você, ou seja, o dinheiro está trabalhando para você ao invés de você trabalhar para ele.

Procure meios que lhe convêm pra investir seu dinheiro, é legal viver o presente, mas é sempre bom se preparar pro futuro.

_______________

Dependa apenas de você (e de Deus).

Outra coisa que minha mãe sempre me ensinou. Aprenda a estar sozinho. Ser sozinho e estar sozinho são duas coisas completamente diferentes. ESTAR sozinho NÃO SIGNIFICA solidão.

Procure ser individualista, isso não te torna EGOÍSTA.  Entenda que só porque você vai estar lá para seus amigos, não quer dizer que eles vão estar lá para você, isso cria expectativas e em seguida decepção.

“Dependa apenas de Deus, aprenda a não ter expectativas, mas aprenda a se deixar surpreender”  Frase que minha mãe sempre fala.

_______________

Arrisque.

Antes de me mudar pra Los Angeles, eu adiei a viagem, era para eu me mudar no mês de Agosto e acabei adiando para Fevereiro do próximo ano porque eu estava em um relacionamento, em uma vida estável e confortável. Terminei meu namoro, uma relação que não me fazia mais bem, mas que me trazia conforto e me mudei para outro país. E eu posso te garantir que foi a melhor coisa que fiz na vida. Eu costumo dizer: Você não nasceu pra ser inerte, apático, você precisa se arriscar e quando você se arrisca pela primeira vez, a segunda se torna a coisa mais fácil do mundo.

_______________

Realização vem de três coisas: ORAÇÃO, CAPACITAÇÃO E AÇÃO.

Se eu pudesse te dar um conselho, eu diria: Tenha fé em algo. A frase “A fé move montanhas” existe por um motivo: porque é VERDADE.

Tenha fé em Deus, em você, em qualquer que seja sua religião, mas tenha fé (mas nunca dependa toda sua fé em alguém – pessoa física). A fé é sua maior motivação. Ore por capacitação não por ações. Peça capacitação para que VOCÊ realize suas próprias ações.

Eu quero, eu posso.

_______________

Reconheça seus defeitos e suas falhas para não se auto sabotar.

Eu não sou perfeita, você não é perfeito, ninguém é perfeito, por mais que procuramos perfeição.

Conheça a si mesmo.

O fato de eu não ter medo de nada, me torna uma pessoa completamente impulsiva e por toda minha vida eu achava isso um máximo, mas na verdade a impulsividade não era algo bonitinho, não era uma característica boa de uma personalidade forte. Era um defeito enorme que só afastava as pessoas ao meu redor. Eu falava e fazia sem pensar e levou anos para eu reconhecer esse defeito, porque eu preferia camuflar ou justificar com a desculpa de não ter medo ou de ter uma personalidade forte.

Eu SOU dramática, intensa e emocional quando se trata de relacionamentos. Isso é algo que eu quero trabalhar em mim em 2017. Se eu sempre sou assim, e todos meus relacionamentos terminam por conta disso, por que continuar insistindo nisso? Porque não tirar um tempo para mim, no intuito de melhorar minha pessoa emocionalmente ao invés de entrar em uma relação fracassada uma atrás da outra?

Eu sou inteligente, mas era muito preguiçosa.  UGH! O pior de tudo, eu tenho mil planos e mil idéias e acabo procrastinando para fazê-las acontecer. Eu não reconhecia isso, mas hoje eu entendo e quando aprendi que nada acontece sem ação e que suas contas não vão desaparecer, minha vida mudou drasticamente.

_______________

VIVA e se dê o luxo de viver.

Curta e grossa: não adianta você se matar de trabalhar, de estudar, se você não vive. Se você não tem uma paixão (não estou falando de pessoas). Cinema, bar, viagens, livros, filmes…

Não tenho tempo, nem dinheiro”. Lembra do item anterior? Falei sobre auto sabotagem. Então, volta ali em cima e lê de novo.

_______________

O que vai, volta.

“Karma is a b*tch. NUNCA, JAMAIS, abra a boca para denegrir alguém, seja na frente dela, seja fofocando dela para um amigo. A energia que você emite para essa pessoa, volta.

O mal que você emite para alguém: volta.

Desde que parei de falar das pessoas, eu comecei a receber MENOS ódio. Se por acaso eu me desentender com alguém e eu saber que não há motivos de bater boca, apenas ignore e se distancie. Responda ofensa com o silêncio.

E lembre-se que TODA religião prega a lei do retorno. Não só toda religião, como ciência. Terceira lei de Newton: A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma força, mesma direção e de sentidos opostos.

_______________

Aprenda o que é EMPATIA e se permita sentir.

Não tente entender o porquê de algumas pessoas serem tão ruins umas com as outras, ou o porquê de elas não terem o mesmo senso de moralidade que você. Algumas pessoas têm empatia, outras não. Você não é a única pessoa no mundo, você não é melhor que ninguém e tem milhares de pessoas ao seu redor que adorariam aprender algo com você, ou que precisam da sua ajuda.

Tente entender o que é certo e errado em GERAL, e não só para si mesmo.

_______________

Nunca pare de estudar.

Aprenda, pesquise, leia… Sei que as maiorias das pessoas mal podem esperar para terminar a escola, depois a faculdade e depois finalmente entrar no mercado de trabalho. Mas coloque em mente: continue estudando por você. Seja outra faculdade, um instrumento, uma língua nova. A capacidade de absorção com o tempo vai diminuindo, tire proveito disso agora.

_______________

Viaje.

Minha mãe (olha ela de novo) sempre me disse: as pessoas vão tirar tudo de você, mas uma coisa elas não podem tirar:

Cultura!

Cultura é conhecimento e conhecimento NUNCA é demais. Mas lembre-se, ter seu passaporte carimbado, conhecer seu país inteiro ou todas cidades do seu estado, não te torna melhor que ninguém. NÃO use seu conhecimento para esnobar, ostentar ou para se “achar melhor que alguém”, mas o compartilhe com as pessoas, aquelas que não têm a mesma oportunidade que você ou as que tem dúvidas, receios e medos.

 

Que post enorme! Espero que vocês possam usar um pouquinho disso, e eu reparei que eu falei muito da minha mãe, mas se não fosse por ela, eu não seria a mulher que sou hoje.

 

 

Astrid Lacerda

Author Astrid Lacerda

Life coach e escritora.

More posts by Astrid Lacerda

Join the discussion 28 Comments

  • Gabi Barros disse:

    Muito obrigada por escrever esse post maravilhoso, Astrid. Compartilhar conhecimento e ter a possibilidade de ajudar pessoas a melhorarem os modos, a vida, é algo extremamente especial e único. Parabéns pela pessoa que você é e pela sua evolução pessoal que continua a se desenvolver. Que o teu 2017 seja repleto de coisas boas!

  • Heloisa disse:

    Obrigada! De verdade, obrigada. Porque 2016 pra mim sem dúvidas foi um ano terrível, tranquei a facul, saí do emprego e me afundei numa depressão. E eu decidi que não vou deixar 2017 ser assim. Suas palavras foram mais um incentivo para eu seguir a luta e conquistar meus objetivos, que assim como você, é morar em LA. Continue postando com frequência, obrigada mais um vez.

    Abraços e muito sucesso, sua leitora ❤

  • Olha, há alguns anos te acompanho e espero por esse post desde que te conheci! Obrigada por compartilhar suas experiências com a gente, você é maravilhosa. ❤️

  • Essas palavras eram tudo o que eu precisava nesse momento. Ter fé ou não ter? Acreditar ou não acreditar? Desejar o mal só nos faz mal. O ano recém começou e eu já mudei muito. Meus pensamentos são diferentes, sinto que mudei pra melhor. Você fez parte disso. Obrigado Astrid, obrigado por me mostrar o quão importante é a nossa vida. Obrigado por me mostrar que posso ser melhor todos os dias. Te desejo uma vida extraordinária. Beijos,
    Dai ?

  • Isabela Alves disse:

    Meu Deus que postei maravilhoso foi esse? Comecei a te seguir no Instagram faz um tempo, e só agora descobri que você tem um blog, e posta textos maravilhosos como esse. Não tenho palavras pra te agradecer, por passar essas mensagens, queria que todo mundo pudesse ler tudo que você compartilhou aqui, tanta coisa boa em um post só! Minha família precisava muito ler isso. Enfim, você parece ser uma pessoa maravilhosa, de corpo e alma ♡
    Beijos! E feliz 2017.

  • Thays Castro disse:

    ❤️

  • Luiza Dubauskas disse:

    esse post é simplesmente maravilhoso, repleto de palavras q levarei p vida ❤ obrigada por isso!

  • Fábia disse:

    Tava precisando muito desse texto. Me fez refletir demais sobre coisas que já faço e em muitas que preciso melhorar. Especialmente hoje que o dia não começou fácil.
    Te vi no instagram e tive uma impressão completamente diferente de você. É sempre bom conhecer as pessoas um pouco além da superfície e perceber que somos todos humanos.
    beijão e muito sucesso pra você esse ano!

  • Há um tempinho te acompanho nas redes, mas essa foi a primeira vez que entrei no seu blog e após ler este post quero te acompanhar ainda mais. Obrigada por cada palavra deste texto que me motivou ainda mais para 2017 e abriu meus olhos para outras coisas. Contar os meus planos é um grande defeito que preciso muito melhorar! Enfim, parabéns pelo post, tenho certeza que irá iluminar muitas pessoas ❤

  • Aline Sozonov disse:

    Obrigada por todas as palavras, eu simplesmente ando precisando disso, de incentivo, de um empurrãozinho, e as vezes vem de quem a gente menos espera. Você é iluminada, que Deus te abençoe sempre.

    Por favor vire uma youtuber rsrs, preciso de vídeos seus ♥

  • Vanessa disse:

    Tenho nem palavras para dizer, simplesmente Astrid que mulher ❤

  • Julia disse:

    adorei esse post e sobre ficar calado e não falar nada, minha mãe sempre falava isso pra mim. Toda vez que eu falava que ia fazer algo não dava certo. Passei a ficar calada. Me mudei pra Flórida nos Estados Unidos sem falar nada pra ninguem, só minha mãe e irmã sabiam. Cheguei aqui e comecei a postar fotos e meus “amigos” me mandaram msg “pq vc nao falou que tava indo embora” “nem se despediu” etc fiquei pensando se eu falasse talvez eu nem estaria aqui ainda.

  • Marina disse:

    Muito obrigado por esse texto! De verdade, eu tava perdida, sem saber o que fazer e esse texto me ajudou muito. Você é incrível ❤

  • Angelo disse:

    Texto muito bom, parabéns!! 🙂

    Consegui refletir muito sobre minha vida e o que acontece ao meu redor. Valeu!!

  • Jessica disse:

    É ótimo ler umas verdades ditas de forma certa de vez em quanto. Continua fazendo textos assim!

  • Barbara disse:

    Oi Astrid.
    Descobri vc e seu blog recentemente e simplesmente não podia ser numa hora melhor.
    Estou passando por uma fase de transição, revendo e reconsiderando um monte de coisa na minha vida, e seus textos são tão reconfortantes e inspiradores que fazem eu sentir uma imensa gratidão.
    E é por isso que tô aqui escrevendo essa mensagem, pra te agradecer.
    Obrigada pela coragem de compartilhar seus textos com a gente!
    Que Deus continue te abençoando muito, e que você continue firme na sua missão.

    Uma grande beijo da sua nova fã <3

  • Keytti disse:

    Boa noite, esse é meu primeiro acesso no seu site e o primeiro post que li completamente. Compartilho do mesmo pensamento e alguns peguei pra mim. O que você coloca e a forma que coloca sua vida, seus pensamentos é bem interessante e até diria delicado. Amei e vou continuar aqui. Um grande abraço.

  • Jessica R disse:

    Oii Astrid, boa noite!
    Muito obrigada por disponibilizar a tabela de gastos, tenho certeza que vai ajudar muita gente perdida nesse caminho chamada vida. Parabens pela pessoa incrivel, forte e determinada que tu es!!

  • Ana Beatriz disse:

    esse post é simplesmente maravilhoso, repleto de palavras que levarei pra vida, são palavras maravilhosas, texto maravilhoso. Eu precisava ler algo assim, e você me mostrou tudo que eu precisava. ❤ obrigada por isso!

  • Kárita disse:

    Amei cada palavrinha! Estava precisando de um incentivo, uma mudança, talvez muita coragem… É bom ler isso de alguém e se sentir feliz pelas conquistas dela e seu modo de vida. Mostra que todos nós temos a capacidade de nos realizar também. E que cabe só a nós deixar isso acontecer.
    Você parece ser uma ótima pessoa Astrid, God bless u ❤

  • Gabi disse:

    Oi Astrid, sei que provavelmente você não vai ver esse comentario, mas seee ver kk quero que vc saiba o quanto me inspira e me motiva a fazer as coisas que eu quero para a minha vida, e com esse post vi o quanto somos parecidas kkk pretendo me mudar para LA daqui uns 3 ou 2 anos, não sei se é melhor ir direto pra faculdade ou terminar a escola, é confuso pra mim e minha familia não me apoia muitoo kk, então queria te agradecer por essas experiencias que vc compartilha com a gente, e por toda a motivação e inspiração que vc me da, obrigada ❤️

  • Danielly.Guimarães disse:

    Que texto maravilhoso. ❤❤❤

  • Priscila disse:

    Perfeito! Palavra q resumi esse post! Parabens! Bjins

  • Aline disse:

    Obrigada por escrever esse post maravilhoso, Astrid. Você não faz ideia do quanto isso me ajudou. Suas palavras, o jeito que escreve e o conhecimento que transmite me dão uma sensação de conforto. És uma inspiração! Fiz questão de comentar aqui e deixar um muito obrigada por ter compartilhado esse texto, que, de certa forma, me deu um rumo. Você é incrível demais!! Tudo de bom pra ti sempre, Astrid, vc merece! <3

  • Vanessa disse:

    Linda por dentro e por fora!
    Te conheci agora pelo teu canal no youtube, do nada apareceu para mim, fiquei curiosa e fui olhar o que era…DOREI <3

  • Adriano disse:

    mandou bem!!! Olha… curti seu texto. Parabéns!!!

  • BobbuBrowne disse:

    Hello! Cool post, amazing!!!

  • Nathalya Bonani disse:

    Astrid, obrigada por compartilhar tudo que está nesse post. Não sei como eu parei nessa página e li o que eu precisava nesse momento da minha vida. Ler tudo isso me ajudou tanto e me deu muita força pra conquistar meus objetivos. Me identifiquei extremamente com você e cada situação que você citou eu estou passando. Você fez esse post e provavelmente nem iria saber o impacto positivo que me causou se eu não viesse agradecer. E principalmente, como me ajudou. Só tenho que dizer obrigada.

Leave a Reply